Banner
Banner
Banner
Ao Vivo | Programa | Revista
Próxima Reunião: 25/09/14 - 15:00h
G.P. Protetora do Turfe sempre aguardado com ansiedade.....
Noticias

Grande Prêmio Protetora do Turfe é a segunda prova em importância do Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Em 7 de setembro de 1922, quando o Brasil comemorava 100 anos de independência, foi organizado pela então Sociedade Protetora do Turfe, em Porto Alegre, O Grande Premio Centenário, como parte das comemorações. Corrido na distância de 2400 metros no extinto Hipódromo dos Moinhos de Vento, com dotação maior de 10 contos de réis. Nos anos seguinte a prova foi relizada com o nome de Grande Prêmio Protetora do Turfe, em 2100m pu 2200m . Desde 1933 a distancia percorrida é 2200m ,que se mantém até hoje, com data idêntica. O vencedor do Grande Prêmio Centenário, considerado o primeiro Protetora foi o argentino Precursor, de 7 anos, que também disputou e venceu o Grande Prêmio Bento Gonçalves.

Na reunião de diretoria da Sociedade Protetora do Turfe realizada em dezembro de 1944, em que foi decidida a troca de nome da entidade para Jockey Club do Rio Grande do Sul, ficou acertada a permanência da tradicional denominação do Grande Prêmio.

É disputada tradicionalmente no dia 7 de setembro (ou na quinta-feira mais próxima), data da fundação da entidade pioneira de corrida de cavalos em Porto Alegre : sociedade Protetora do Turfe, fundada em 1907, que originou o clube atual. Até 1959 era disputada no Hipódromo dos Moinhos de Vento, em 1960 passou para o Hipódromo do Cristal, sempre em pista de areia.

 

Veja mais:

icon Resultados G.P Protetora do Turfe

Compartilhe

 

JCRGS TV